Chefes da gastronomia brasileira são sucesso internacional
A 3ª edição do Peixe em Lisboa, um importante evento gastronómico anual, organizado pela Associação de Turismo de Lisboa, teve início sábado (10), no Pavilhão de Portugal, no Parque das Nações, na capital portuguesa, e segue até 18 de Abril. O evento conta com a presença dos mais renomados nomes da gastronomia portuguesa e estrangeira.

O Brasil é o destaque internacional deste ano, com seis Chefes de vários estados brasileiros, que trazem do outro lado do Atlântico as receitas com sabores e aromas tropicais Alex Atala, Bel Coelho, Mara Salles, Tsuyoshi Murakami, Beto Pimentel e o francês, que se considera franco-carioca, Claude Troigros, residente no Brasil desde o final dos anos 70.

Claude fez sua apresentação no domingo, para um público bastante expressivo; apresentou duas receitas, incluindo o seu famoso caviar de tapioca. Após a apresentação falou a quadros-cultura.com que estava muito honrado pelo convite e de estar pela primeira vez representando oficialmente o Brasil num evento internacional: Para mim é um momento especial, porque já participei de muitos eventos no mundo inteiro e continuo participando, mas como francês radicado no Brasil. Até me emociono em falar, porque agora, depois de trinta anos de trabalho, começo a fazer parte por nacionalidade de uma equipe brasileira. Agradeço muito ao Alex Atala, que está fazendo um trabalho muito bonito pela culinária no Brasil. Somos grandes amigos, ele me posiciona como o chefe mais brasileiro dos franceses. Isto tem sido muito bom. Há dois anos ele me fez uma homenagem à frente de 20 Chefes espanhóis de alto gabarito, apresentando-me como Chefe brasileiro. Isto foi muito importante para mim, confessou Claude.

Claude disse ainda que a riqueza de produtos gastronómicos brasileiros é imensa, mas destacaria dois: Para mim, o produto que representa o Brasil em qualquer lugar do mundo, e que me impactou logo que cheguei lá, em 1979, foi o maracujá. Ele é incomparável a qualquer outro, por seu sabor simultaneamente ácido e doce. Outro que marca e define a culinária brasileira é o azeite de dendê, não o industrializado; falo do produto natural que tive a oportunidade de experimentar numa moqueca de peixe na casa de um pescador na Bahia, disse Claude.
A presença brasileira na 3ª edição do Peixe em Lisboa também está representada através da música, pela dupla Galdino & Jhabu, que fazem do ambiente uma combinação perfeita de convívio, onde todos podem provar as mais deliciosas receitas ao som de bossa nova, jazz e samba, entre outras.


A gastronomia portuguesa em destaque através de vários restaurantes, compõe o cenário do certame. Entre eles o bicentenário Restaurante Tavares, com a mais jovem estrela, o Chefe José Avillez. A quadros-cultura.com Avillez disse estar muito satisfeito com a frequência de público logo nos primeiros dias: Peixe em Lisboa repete o sucesso dos anos anteriores e, pelo que pude perceber, este ano a frequência, logo na abertura, já superou o número de pessoas do ano passado. A presença de vários Chefes brasileiros é sem dúvida muito interessante, bem como a visita do catalão Joan Roca, e nós, os portugueses de várias gerações, trabalhando juntos, mostrando o peixe de Portugal e a qualidade dos nossos produtos.
O presidente da Associação de Turismo de Lisboa e da Câmara Municipal de Lisboa, (Prefeito) António Costa, acompanhado de sua esposa Fernanda, falou com entusiasmo do sucesso da iniciativa e dos pratos brasileiros que mais aprecia: Já estive no Brasil várias vezes; a última foi em Salvador da Bahia. Comi lá a moqueca baiana, um dos meus pratos preferidos.

O diretor do evento, Duarte Calvão, disse que mais uma vez a festa da gastronomia portuguesa está comprovando que é um evento de sucesso: Logo no primeiro dia, a frequência de visitantes foi o dobro do ano passado. O belo dia de sol ajudou muito as pessoas a vir curtir este momento gastronômico. E para nós é um grande prazer saber que o evento está sempre a crescer em número de visitantes a cada edição.

O mercado gourmet é composto por uma grande variedade de produtos, entre eles cafés, chocolates, sorvetes, patês, azeites e deliciosas compotas caseiras, como as de Zira Cadaval, que nasceram numa pequena cozinha de sua casa para uma fábrica e estão conquistando seus clientes pela diversidade de sabores de doces naturais à base de frutas. Outro capítulo em destaque no Peixe Lisboa é a degustação dos melhores vinhos portugueses, das mais diversas regiões.
O evento conta ainda com um espaço dedicado às crianças dos 6 aos 10 anos de idade, onde são sensibilizadas por Chefes de cozinha para a importância de uma boa alimentação.
Os visitantes do Peixe em Lisboa têm a oportunidade de apreciar e adquirir as mais diversas iguarias até domingo (18).