Brasil teve grande representatividade na 25a Edição da Fia Lisboa 2012 – Feira Internacional do Artesanato (30/06 à 07/07). A imortal obra de Monteiro Lobato; Sitio do Picapau Amarelo representada pela espivitada boneca Emília. Para além da obra de Monteiro Lobato, os visitantes da FIA 2012, puderem conhecer entre outros produtos brasileiros; biojóias, pinturas, esculturas e a famosa caipirinha
Dany Anas – Representando Salvador da Bahia com sua pintura naif – Para o baiano de Salavor a FIA 2012 foi um sucesso. “Pra mim valeu muito a pena expor meu trabalho na Feira do Artesanato de Lisboa e desejo voltar em 2013”.
Stand Brasil/Mercusul
Noris Moraes, natural do Rio Grande do Sul, grande admiradora e pesquisadora da cultura nordestina, mais precisamente o estado do Pernambuco, onde Noris realiza trabalhos com apoio do SEBRAE, levando orientação aos artesãos e importando suas obras para países europeus, tais como Portugal e Itália.
Produtos originário da Tribo Xukurú, feito da palha da bananeira, totalmente artesal e tintaura natural.Produto este que Noris Moraes, deseja divulgar deste lado do Atlântico e assim gerar uma renda eficaz à Associação Artesãos da Macaparana-Pernambuco.
Entre as tradicionais bebidas portuguesas, vinho e sangria a caipirinha brasileira deixou sua marca na FIA como uma das bebidas mais consumidas nos 8 dias de atividades da FIA 2012.
Brincos, bolsas, colares … os produtos fabricados da grande biodiversidade brasileira em grande estilo na FIA 2012.
STAND BRASIL/MERCUSUL:Rendas renascenças…cestas de palhas…malas de papel reciclados…literatura de cordel etc.
FIA Lisboa – Feira Internacional do Artesanato,decorreu entre os dias 30 de Junho e 8 de Julho, na FIL, Parque das Nações (Lisboa), fez valer o seu título da maior e mais importante feira de artesanato na Península Ibérica, e a segunda maior da Europa, excedendo a edição de 2011, com um registo de mais de 130.000 visitantes durante os nove dias do evento. A dimensão nacional e internacional do salão, a variedade e qualidade da oferta e o vasto programa de atividades fizeram o público comparecer em massa à 25ª edição do evento que entre outros momentos ficou marcado pela visita do ministro da Economia e do Emprego, Álvaro Santos Pereira, aquando da inauguração do salão, e de D. Duarte de Bragança, no âmbito do Fórum do Artesanato.
Miguel Comporta, director de Área de Feiras da FIL e responsável pela FIA Lisboa, considera que ‘muito contribuiu para o sucesso da FIA Lisboa 2012 a crescente afirmação do artesanato e da gastronomia nacional, quer por via da preservação do tradicional conjugado com a introdução do design contemporâneo, criando propostas diferenciadoras, quer por via dos esforços de promoção nacional e internacional destas facetas identitárias da cultura portuguesa. Mais uma vez os nossos visitantes atestaram a viabilidade deste modelo de feira e, tendo em conta a crescente adesão que se tem vindo a registar de ano para ano, estamos desde já motivados a fazer mais e melhor na edição de 2013 de forma a ir ao encontro dos interesses dos expositores e surpreender o público que nos visita’, conclui o responsável.
A internacionalização foi um tema forte nas conferências realizadas no âmbito do Fórum do Artesanato, um evento promovido pelo CENA / AIP – Conselho Estratégico Nacional do Artesanato da AIP, integrado na 25ª edição da FIA Lisboa, que entre outros ilustres convidados contou com a presença de D. Duarte de Bragança.
No panorama das participações internacionais para além da marcante presença do atesanato brasileiro, Argentina país convidado da FIA 2012 promoveu uma série de actividades e deu a conhecer aos visitantes as artes e cultura do povo argentino. A Embaixada da Argentina em Portugal brindou o público com workshops de tango e demonstrações de arte em metal, tecidos, entre outros materiais.
Ftos: Luisa Lícias