Poetas brasileiros apresentaram Os Desmandamentos em Lisboa
Numa tarde ensolarada do verão lisboeta, esteve na Casa Fernando Pessoa, os poetas brasileiros Geraldo Carneiro e Salgado Maranhão. Ambos declamaram Os Desmanadamentos numa conversa informal à volta da poesia, com a participação especial da atriz, psicóloga e poeta, Ana Paula Pedro.

Os poetas foram apresentados aos convidados pela presidente da casa, Inês Pedrosa, que disse estar satisfeita com a presença dos brasileiros neste lado do oceano Atlântico. Maranhão e Geraldo apresentaram o manifesto Os Desmandamentos para uma platéia seleta, bem expressiva e interativa. Entre os convidados, estavam; a escritora Leonor Xavier, a ex-diretora da TV Globo – Brasil, Marluce Dias e seu esposo, o empresário Eurico Cunha.

Marluce, que escolheu a terra natal de seu marido para fixar residência há pouco tempo, disse ao Quadros-cultura.com, que apresentação dos compatriotas foi autêntica. O manifesto é maravilhoso e encantador. Eles conseguem aliar a beleza da linguagem e a beleza da imagem. Isto não tem preço, é maravilhoso.
A presidente da Casa Fernando Pessoa, Inês Pedrosa, fez um convite, em público, para que os autores de Os Desmadamentos cedam o manifesto para ser publicado na revista Pessoa que será lançada em breve pela instituição.

O manifesto foi apresentado pela primeira vez num país europeu, mas de acordo com Salgado Maranhão, existe a possibilidade de levar a outros países do velho continente. Tudo depende de sermos convidados, não só em outros países deste continente, mas também do continente africano. Está sendo organizada uma apresentação em Angola, terra que terei muito prazer em pisar, por ser a terra dos meus ancestrais, minha etnia, declarou o poeta ao Quadros-cultura.com.
Salgado disse aínda que o fato de o manifesto ter agradado aos português e, ter tocado naquilo que eles também acham que se parecem com os problemas literários, que acontecem com os brasileiros. Isso foi bastante enriquecedor. O fato de termos apresentado aqui num país de língua portuguesa de heróis literários como; Camões e Pessoa, foi muito importante, desejamos manter este elo, entre Portugal a terra mãe, e o Brasil. Possivelmente poderemos voltar para fazer novas apresentações, completou.
O poeta mineiro Geraldo Carneiro,é autor de trabalhos para televisão e teatro. Várias de suas poesias já foram musicadas por ícones da música brasileira, entre eles, Vinicius de Mores, Tom Jobim, Zezé Mota, Simone e Fafá de Belém. Em contrapartida, muitas de suas letras já foram publicadas como poemas.


A parceria com Salgado, existe há mais de trinta anos e, este foi o primeiro manifesto escrito pelos dois poetas e amigos. A nossa apresentação aqui pra mim, foi magnífica. Tivemos um público inteligente e sentimos que agradou. Carneiro, disse também que a possibilidade de apresentar o manifesto em outros países da Europa é provável, principalmente em Espanha, pois tem bons relacionamentos com os poetas espanhóis e já fez publicações de seus livros no país atual detentor da Copa do Mundo de Futebol.
Geraldo Carneiro e Salgado Maranhão estão preparando o lançamento do seu mais recente livro Poemas Reúnidos, trabalho publicado pela Biblioteca Nacional do Brasil, instituição fundada por D. João V, com inúmeras obras de autores portugueses.